A santíssima trindade, uma explicação mais acessível
Suponha que você se olha em um espelho de corpo inteiro. Você vê uma imagem perfeita de si mesmo, com uma exceção: não é senão um reflexo no espelho. Mas se a imagem saísse dele e se pusesse ao seu lado, viva e palpitante como você, então sim, seria a sua imagem perfeita. Porém, não haveria dois 'vocês', mas um só 'você', uma natureza humana. Haveriam nesse cenário hipotético, duas 'pessoas,' mas só uma mente e uma vontade, compartilhando o mesmo conhecimento e os mesmos pensamentos. Depois, já que o amor de si (o amor de si bom) é natural em todo ser inteligente, haveria uma corrente de amor ardente e mútuo entre você e a sua imagem.
Agora, dê asas à sua fantasia e pense na existência desse amor como uma parte tão de você mesmo, tão profundamente enraizado na sua própria natureza, que chegasse a ser uma reprodução viva e palpitante de você mesmo. Este amor seria uma 'terceira pessoa' (mas, mesmo assim, nada mais que um 'você,' lembre-se; uma só natureza humana), uma terceira pessoa que estaria entre você e a sua imagem, e os três, de mãos dadas: três pessoas numa só natureza humana e espiritual. A doutrina cristã da Trindade define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o filho (Jesus) e o espírito santo; "um Deus em três pessoas." As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza." Esse exemplo, muito imperfeito, pode nos ajudar um pouco a entender a relação entre as três pessoas da santíssima trindade: Deus "olhando-se" a si mesmo em sua mente divina (criadora) e mostrando ali a imagem de si, tão infinitamente perfeita que é uma imagem viva: Deus filho; e Deus pai e Deus filho amando como amor vivo a natureza divina que ambos possuem em comum: Deus espírito santo.
Em suma, difícil de explicar em palavras mas definir-se pelo sentimento da fé, são três pessoas divinas, em uma natureza divina. Deus é amor, fé é sentir - Deus é fé são a perfeita personificação do amor. Diz-se então, que o mistério da santíssima trindade trata-se de uma questão de fé. A intimidade do seu ser como trindade santíssima passa impreterivelmente pelo mistério inacessível à razão sozinha e, mesmo, à fé. Acredite, mesmo sem ver e Deus proverá.
Suponha que você se olha em um espelho de corpo inteiro. Você vê uma imagem perfeita de si mesmo, com uma exceção: não é senão um reflexo no espelho. Mas se a imagem saísse dele e se pusesse ao seu lado, viva e palpitante como você, então sim, seria a sua imagem perfeita. Porém, não haveria dois 'vocês', mas um só 'você', uma natureza humana. Haveriam nesse cenário hipotético, duas 'pessoas,' mas só uma mente e uma vontade, compartilhando o mesmo conhecimento e os mesmos pensamentos. Depois, já que o amor de si (o amor de si bom) é natural em todo ser inteligente, haveria uma corrente de amor ardente e mútuo entre você e a sua imagem.
Agora, dê asas à sua fantasia e pense na existência desse amor como uma parte tão de você mesmo, tão profundamente enraizado na sua própria natureza, que chegasse a ser uma reprodução viva e palpitante de você mesmo. Este amor seria uma 'terceira pessoa' (mas, mesmo assim, nada mais que um 'você,' lembre-se; uma só natureza humana), uma terceira pessoa que estaria entre você e a sua imagem, e os três, de mãos dadas: três pessoas numa só natureza humana e espiritual. A doutrina cristã da Trindade define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o filho (Jesus) e o espírito santo; "um Deus em três pessoas." As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza." Esse exemplo, muito imperfeito, pode nos ajudar um pouco a entender a relação entre as três pessoas da santíssima trindade: Deus "olhando-se" a si mesmo em sua mente divina (criadora) e mostrando ali a imagem de si, tão infinitamente perfeita que é uma imagem viva: Deus filho; e Deus pai e Deus filho amando como amor vivo a natureza divina que ambos possuem em comum: Deus espírito santo.
Em suma, difícil de explicar em palavras mas definir-se pelo sentimento da fé, são três pessoas divinas, em uma natureza divina. Deus é amor, fé é sentir - Deus é fé são a perfeita personificação do amor. Diz-se então, que o mistério da santíssima trindade trata-se de uma questão de fé. A intimidade do seu ser como trindade santíssima passa impreterivelmente pelo mistério inacessível à razão sozinha e, mesmo, à fé. Acredite, mesmo sem ver e Deus proverá.
Agora, dê asas à sua fantasia e pense na existência desse amor como uma parte tão de você mesmo, tão profundamente enraizado na sua própria natureza, que chegasse a ser uma reprodução viva e palpitante de você mesmo. Este amor seria uma 'terceira pessoa' (mas, mesmo assim, nada mais que um 'você,' lembre-se; uma só natureza humana), uma terceira pessoa que estaria entre você e a sua imagem, e os três, de mãos dadas: três pessoas numa só natureza humana e espiritual. A doutrina cristã da Trindade define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o filho (Jesus) e o espírito santo; "um Deus em três pessoas." As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza." Esse exemplo, muito imperfeito, pode nos ajudar um pouco a entender a relação entre as três pessoas da santíssima trindade: Deus "olhando-se" a si mesmo em sua mente divina (criadora) e mostrando ali a imagem de si, tão infinitamente perfeita que é uma imagem viva: Deus filho; e Deus pai e Deus filho amando como amor vivo a natureza divina que ambos possuem em comum: Deus espírito santo.
Em suma, difícil de explicar em palavras mas definir-se pelo sentimento da fé, são três pessoas divinas, em uma natureza divina. Deus é amor, fé é sentir - Deus é fé são a perfeita personificação do amor. Diz-se então, que o mistério da santíssima trindade trata-se de uma questão de fé. A intimidade do seu ser como trindade santíssima passa impreterivelmente pelo mistério inacessível à razão sozinha e, mesmo, à fé. Acredite, mesmo sem ver e Deus proverá.
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