Cemitérios esperam 80 mil em São José


Cerca de 80 mil pessoas devem passar amanhã pelos sete cemitérios de São José dos Campos, para celebrar o Dia dos Finados. Para facilitar o fluxo todos tiveram horário de funcionamento estendido.

O maior movimento deve acontecer no Cemitério Municipal do Paraíso, no Jardim Morumbi, que irá funcionar das 6h30 às 18h30 e espera receber em média 25 mil pessoas. O mesmo horário será praticado no cemitério Maria Peregrina, em Santana, que espera de 15 a 20 mil pessoas.

No Parque das Flores, no Jardim Morumbi, o horário de atendimento será das 7h às 18h, que também será praticado nos cemitérios municipais dos distritos de São Francisco e Eugênio de Melo.

No cemitério Padre Rodolfo Komorek, no centro da cidade, os portões estarão abertos das 6h às 18h. Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo local.

O fluxo também deve ser grande nos jazigos dos 'santos populares'. Nesses locais, os fiéis costumam deixar mensagens agradecendo as graças alcançadas.

No centro, os túmulos mais visitados são do Padre Rodolfo Komorek, que chegou na cidade em 1941, para tratar de tuberculose, vindo a falecer em 1949, e o jazigo do Padre Wagner, assassinado em 2003. O túmulo do 'Desconhecido', indigente encontrado morto em 25 de fevereiro de 1964, também é local de orações de fiéis.

Em Santana, o mais visitado é o jazigo de Maria Peregrina, andarilha que peregrinou pela região norte, vindo a falecer em 9 de fevereiro de 1964.

"Toda vez que eu venho no cemitério paro aqui para rezar. Quando morava no Alto da Ponte, o pessoal falava dela. Ela não tinha morada andava com o saco nas costas", disse a dona-de-casa Marlene Citti Mendes, 54 anos.

ORIENTAÇÃO - O administrador do cemitério do centro, Lauro B. de Oliveira, 41 anos, afirma que é grande o número de pessoas de outras cidades que visitam o local.

"Recebemos muitas pessoas de outras cidades, que têm jazigo aqui e vêm nessa época. Se as pessoas que não acharem ou não souberem onde está o túmulo, podem procurar à administração, que nós temos um programa com os dados de todos aqueles que foram sepultados, basta dar o nome", completa Lauro.

TRANSPORTE - Segundo a Secretaria de Transportes não está prevista alteração no trânsito, mas marronzinhos serão deslocados para as áreas vizinhas aos cemitérios, para monitorar e realizar ações caso haja necessidade.

As linhas dos ônibus que atendem os cemitérios serão reforçadas no horário das 7h às 18h como: 115 (Vila Dirce/José Longo), 205 (Eugênio de Melo/Galo Branco/Praça Afonso Pena), 230 (Tesouro/Colonial), 231 (Tesouro/Vila Dirce) e 307 (Morumbi/Praça dos Expedicionários). As demais linhas irão circular com a escala de domingo.

/Arquivo Valeparaibano.

TEXTO: /ARQUIVO VALEPARAIBANO.
DATA: Quinta-feira, 09 de Outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.