Dom Moacir, dom de Deus para nós


Há um ano recebemos a notícia triste e chocante da morte brutal do nosso inesquecível amigo e irmão padre Wagner. Toda a Diocese ficou triste pela morte desse sacerdote. Que sofrimento! Que dor a perda desse sacerdote!

Desde a transferência de dom Nelson para a Diocese de Santo André, estávamos ansiosos pela chegada do novo pastor. Rezávamos muito pedindo a Deus Pai um pastor segundo o seu coração.

Depois de quase um ano sem o bispo diocesano, mas com uma atuação brilhante do padre Moacir Silva como administrador diocesano, eis que chegou, no dia 20 de outubro, a alegre notícia de um novo bispo, monsenhor Moacir, que conduzirá o grande rebanho de nossa Diocese. Deus reservou para todos nós essa grande surpresa. Todos se alegraram! O nosso saudoso padre Wagner deve ter intercedido muito a Deus pelo nosso bispo eleito.

Há um ano, perdíamos um sacerdote. Hoje, ganhamos um grande dom, dom Moacir. Nossa Diocese está vivendo um momento histórico ao oferecer o seu segundo bispo à Igreja do Brasil, monsenhor Moacir.

Filho desta terra querida, quinto padre ordenado na Diocese, acompanha a Diocese de São José dos Campos desde sua origem, desde a sua instalação em 1981.

Foi o segundo pároco que mais tempo trabalhou na Catedral de São Dimas (12 anos), Igreja Catedral que agora é sua. Foi Vigário Geral da Diocese de 1992 a 2003. Fez parte do Conselho de Presbíteros por muitos anos. Foi vice-reitor da Residência Teológica e Administrador Diocesano. Enfim, ocupou muitos cargos de relevância na Diocese.

Dom Moacir fará a abertura, no próximo ano, do Jubileu da Diocese e viverá com todos os diocesanos os 25 anos de história da Diocese em maio de 2006. Que emoção! Que alegria!! Que dom!!! Serão muitas as emoções!

Vamos acolher aquele que vem em nome do Senhor: "Eis-me aqui, Senhor".

Monsenhor Moacir foi e será um dom que Deus ofereceu para nossa Diocese. Ao receber a notícia de sua nomeação pelo querido Papa João Paulo 2º, padre Moacir disse: "Minha reação foi de fé, de confiança no Deus que me escolheu, de alegria, de gratidão e de entrega total à nova missão".

Monsenhor Moacir escolheu como lema episcopal "Permanecei em Mim", que expressa a sua firme convicção de que só é possível viver e realizar bem o ministério episcopal numa profunda intimidade com Jesus Cristo, o bom Pastor.

Monsenhor Moacir será ordenado bispo dia 11 de dezembro, às 10h, no Pavilhão Municipal de Exposições, no Parque Industrial, em São José dos Campos. Sua primeira missa como bispo diocesano será dia 12 de dezembro, às 11h, na Igreja Mãe da Diocese, a Catedral de São Dimas.

Conheço monsenhor Moacir há muitos anos, desde o tempo em que estudávamos teologia no Conventinho, em Taubaté. Era um seminarista diferente dos demais. Sempre sério, estudioso, amigo de todos, calmo, já rezava muito e, naquela época, já tinha um amor muito grande pela Igreja, pelo Santo Padre, o Papa, e pela vocação sacerdotal.

Querido monsenhor Moacir, depois desses anos juntos, já sinto saudade por sua ausência da Paróquia e da casa paroquial.

Obrigado por tudo! Pelo seu exemplo de padre! Desculpe-me quando errei, quando não fui um bom filho, um bom irmão, um bom padre.

Monsenhor Moacir, continue o que você é. Um padre bom e, é claro, doravante um bom bispo, um bispo pastor, um pai, um amigo.

Você tem muitas virtudes, muitas qualidades, um coração bom e grande, com uma simplicidade grande. Você sempre foi e será um padre e, agora, um bispo que ama a Igreja (amor que se manifesta pela verdade), que ama ao papa, e que é muito fiel ao sacerdócio. Um padre que vive a pobreza, em uma vida repleta de oração, em uma espiritualidade intensa e profunda. Um padre que procura pautar sua vida segundo as coisas de Deus, um grande administrador das coisas da fé e dos bens de Deus.

Monsenhor Moacir é um homem de muita fé e, a exemplo de Jesus, procura viver o que reza e reza o que vive. Deixa um grande testemunho de vida. Essas são algumas das identidades que encontro em abundância em sua vida.

Parabéns, você é um dom para nós! Que você continue sentindo sempre essa alegria irradiante que Deus lhe deu, de ser escolhido dentre muitos: ser sucessor dos apóstolos e um dom para todos nós.

Acreditem e tenhamos todos uma amizade permanente com Cristo: "Permanecei em Mim". Unamo-nos sempre ao nosso pastor, dom Moacir.

Com humildade e simplicidade, na paz inquieta de Jesus.

Padre Carlos Alberto (Beto) Gonçalves do Nascimento é vigário paroquial da Catedral.

/Arquivo Valeparaibano.

TEXTO: Padre Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento.
DATA: Domingo, 28 de Novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.