Missa para padre Wagner atrai 4.000


Pelo menos 4.000 pessoas acompanharam ontem à noite a missa de 7º dia do padre Wagner Rodolfo da Silva, 35 anos, morto na semana passada durante um assalto. A celebração foi realizada na Paróquia São Benedito, no bairro Alto da Ponte, zona norte de São José, onde o padre Wagner atuava desde 2000.

Um telão foi colocado do lado de fora para que todos pudessem acompanhar a missa. Os fiéis vestiram roupas brancas, simbolizando um pedido pelo fim da violência.

Lágrimas e homenagens marcaram toda a celebração, que começou com o toque de um berrante, lembrando o gosto do padre Wagner pela música sertaneja.

Os fiéis começaram a chegar à igreja por volta das 16h30, duas horas e meia antes do início previsto para a missa.

Crianças, jovens, mulheres e idosos levaram lenços brancos para acompanhar a missa, que começou às 19h e se transformou em um grande ato pela paz.

A mãe e os irmãos do padre Wagner ficaram em um banco próximo ao altar da igreja. Cerca de 250 coroinhas e 20 religiosos, incluindo padres, diáconos e seminaristas estavam presentes. Eles usaram uma fita preta em sinal de luto.

A missa foi celebrada pelo padre José Bento Vichi de Paula, o padre Bentinho, amigo pessoal do padre Wagner há mais de 20 anos. Ele chorou três vezes ao lembrar da trajetória do religioso.

"Que a morte do padre Wagner sirva de alerta para que as autoridades civis invistam mais em educação e menos em segurança. É preciso investir nos jovens para termos uma sociedade menos violenta", disse padre Bentinho, durante o sermão.

Padre Bentinho disse que as pessoas vestiram branco para pedir um mundo menos violento. Ele lembrou que agora não é mais tempo de rancor e sim de perdão. "Queremos uma sociedade de paz duradoura. Espero que o sangue derramado do padre Wagner não seja em vão", afirmou.

LÁGRIMAS - Nem os religiosos, nem os fiéis presentes conseguiram conter as lágrimas durante a cerimônia. As músicas da missa foram todas tocadas em estilo sertanejo. Muitos se emocionaram ao ouvir o toque da viola, um dos instrumentos prediletos do padre Wagner.

"Era um homem santo. Agora temos alguém no céu intercedendo por nós", disse a doméstica Vera Lúcia do Amaral, 39 anos, que chorou durante toda a celebração.

O ponto alto foi o encerramento da missa, quando fotos do padre Wagner foram exibidas no telão. A apresentação foi acompanhada por um coral formado por crianças. Elas cantaram a música Romaria. Neste momento, a multidão chorou e acenou com os lenços brancos. Os coroinhas que trabalhavam com o padre Wagner eram os mais emocionados. Crianças e adolescentes choraram muito ao ver as fotos do religioso.

FAMÍLIA - A irmã do padre Wagner, Lucila Auxiliadora Sonoda, agradeceu à presença dos fiéis.

"Nossa família está bem porque o padre Wagner está conosco. A comunidade é nossa família a partir de agora", afirmou.

A mãe do religioso, Alaíde Lessa da Silva, 58 anos, manteve-se tranquila durante a celebração. Ela chorou discretamente, enxugando as lágrimas algumas vezes com um lenço branco.

NOMEAÇÃO - Ao final da missa, foi anunciado o nome do substituto do padre Wagner por indicação do bispo da Diocese de São José, Dom Nelson Westrupp.

O novo pároco da Paróquia São Benedito será o padre Rogério Augusto das Neves. Ele já trabalhou com a comunidade católica do bairro na época que era seminarista e diácono.

"É um padre que tem toda serenidade. O padre Rogério faz muito bem tudo que se dispõe a fazer", afirmou a ministra eucarística Antônia Silva, 50 anos.

/Arquivo Valeparaibano.

TEXTO: Patrícia Santos, Ricardo Moura e Estela Mari Vesaro.
DATA: Quinta-feira, 02 de Outubro de 2003.

6 comentários:

  1. Lucas Rafael Leandro Silva7 de julho de 2020 às 23:58

    Ele era sempre fazia a gente dar risada, conseguia cativar todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez que nós entramos na igreja fica triste, não tem mais aquela alegria do padre Wágner. Nem as festas ficam alegres sem ele!

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que não adianta sentir ódio ou raiva dos assassinos, pois sabemos que o senhor mesmo deve tê-los perdoado...

    ResponderExcluir
  4. Eu e minha familia contamos com a presença de todos que puderem! Vamos agradecer a Deus por ter nos dado nosso Pe Wagner por um tempo suficiente para aprendermos a ferver de alegria aqui nesta terra! Obrigada povo de Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode contar com minha presença... Estive em todas missas!!! Anos de muita saudade

      Excluir
  5. Pretendo ir sim, se Deus quiser dará tudo certo! Era além de um ótimo amigo, ser humano uma bênção de padre Saudade eterna!

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.