Novo pároco era amigo do padre Wagner


O padre Rogério Augusto das Neves, 36 anos, foi colega do padre Wagner Rodolfo da Silva, 35 anos, no Seminário de Filosofia Santa Terezinha, em São José dos Campos.

No próximo dia 12, padre Rogério será empossado pároco da Paróquia São Benedito, no bairro Alto da Ponte, zona norte. Ele irá ocupar o cargo deixado pelo padre Wagner, assassinado no último dia 25 em um assalto.

"Ele foi um grande companheiro. Era muito ligado a ele. Até mesmo pelas raízes (os dois nasceram em São José). A marca registrada do padre Wagner era a alegria. Ele sabia alegrar muito bem o ambiente. No seminário, ele nos fazia rir mas sempre muito sério no que fazia", disse padre Rogério.

"No seminário, tínhamos contato com a família dele. É uma família maravilhosa. Eles sempre foram muito unidos. Nesse momento, eles demonstram que sabem viver na dimensão da fé", afirmou.

Na opinião do padre Rogério, ele foi escolhido para ser o novo páraco do Alto da Ponte por já ter trabalhado na comunidade. "Precisa de tempo para o pessoal se conformar (com a morte do padre Wagner). É um momento que eles precisam de alguém para consolá-los. Precisam de alguém para chorar com eles", disse padre Rogério, que já atuou como diácono e seminarista na Paróquia São Benedito.

A missa de posse será no próximo dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia irá começar às 17h. Após a missa, haverá uma procissão luminosa pelo bairro.

"A comunidade da Paróquia São Benedito é bem estruturada e muito grande. Se não tivesse tantos colaboradores, seria difícil. Se não conhecesse as lideranças de lá, estaria desesperado. A comunidade soube assumir a dor e projetando esperança na fé. Tenho certeza que a comunidade vai superar essas dificuldades", afirmou padre Rogério.

FAMÍLIA - Padre Rogério nasceu no dia 30 de dezembro de 1966. Ele passou a infância na Vila Industrial e foi coroinha na igreja do bairro, Paróquia São Sebastião.

"Desde pequeno eu tinha atração pela vida sacerdotal. Fiz muitos encontros religiosos pensando nessa idéia. Aos 24 anos, tomei a decisão tranquila e entrei para o seminário", disse padre Rogério que aos 23 anos se formou em direito na Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

"Gosto de música regional. A minha família é tipicamente valeparaibana. Meus avós eram agricultores", disse o sacerdote, que afirmou gostar de comer galinha caipira e de jogar futebol.

Padre Rogério foi ordenado no dia 3 de julho de 1999 e deixou o país em janeiro de 2001 para fazer doutorado em direito canônico pela Universidade Lateranense, em Roma, na Itália. Ele voltou ao Brasil em julho desse ano. Em agosto, foi nomeado vigário da Igreja Matriz São José.

PAZ - Na próxima quarta-feira, Dia Nacional de Defesa da Vida, a Mitra Diocesana vai realizar uma passeata pela paz. Os fiéis irão se encontrar às 15h na Paróquia São Benedito e caminhar até o Parque da Cidade.

"Pedimos que as pessoas usem branco ou levem um adereço branco", disse Flávia Camargo, que pertence à Comissão Diocesana do Direito à Vida.

No Parque, serão feitas apresentações musicais e orações. Familiares do padre Wagner irão participar.

No mesmo dia, às 19h, o bispo de São José, dom Nelson Westrupp, irá celebrar uma missa pela paz na Catedral São Dimas.

CAMISETA - Fiéis da Paróquia São Benedito mandaram confeccionar 500 camisetas brancas com a estampa de uma foto do padre Wagner. Elas serão usadas amanhã, quando terminam as comemorações da festa de São Benedito, padroeiro da paróquia. As camisetas estão sendo vendidas por R$ 9,50 cada.



/Arquivo Valeparaibano.

TEXTO: /ARQUIVO VALEPARAIBANO.
DATA: Sábado, 04 de Outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.